sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Aproveitar.

"And I've wasted half my life don't throw it away
Saying every day should be a new day
To make you smile and find a new way
Of falling in love
I could've fallen in love" ¹

Nós temos aquela frase clichê na mente "carpe diem", falamos sobre aproveitar o dia de hoje porque nunca se sabe o que pode acontecer amanhã, dizendo que cada dia deve ser um novo dia. E quantas vezes isso fica simplesmente nas palavras? Perdemos a vida dizendo o que deveríamos fazer, porém não nos permitimos.
Então eu não vou, e espero que você também, pensar no que poderia ter sido, que a amanhã deve ser um novo dia se eu posso aproveitar o dia de hoje! Não ver os anos passando e dizer "ah poderia ter dito isso" ou "poderia ter feito isso" ou "poderia ter sentido isso", porém viver tudo isso. Aproveitar a vida não apensas vê-la passar.
As filosofias que criamos na vida são engraçadas e bonitas, mas bom mesmo é serem aplicadas. Então vamos nos apaixonar pela vida, pelas pessoas, por cada dia que nasce e principalmente nos apaixonar por nós mesmos e por tudo aquilo que podemos sonhar e ser, para quando ficarmos mais velhos e olharmos para trás podermos dizer "Eu me apaixonei, eu vive, eu fiz, eu senti, eu chorei e ri"!






¹Falling in love- Danny Jones, Tom Fletcher e Jason Perry

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Cuidado.

"It amazes me how you rescue me
From a world that moves so fast
So completely you receive me
into your arms at last"¹


A vida nos arrasta sem ao menos nós percebemos, nós leva, muitas vezes, para longe de quem realmente somos, do que realmente queremos e podemos.
O mundo é tão grande e cheio de coisas/pessoas tão diferentes que nos misturamos a cada uma delas e deixamos pouco a pouco a nossa essência de lado, sem ao menos perceber o motivo. O mundo cheio de luz nos leva pra longe e esconde no escuro o que um dia nós erámos ou queríamos ser.
Por isso é sempre bom ter alguem para nos resgatar quando nos sentimos perdidos, quando percebos que as coisas mudaram rápido demais, que a vida passou rápido demais pelos nossos olhos, alguem que faz o mundo parar e nos faz sentir o vento no rosto, olhar o céu de verdade, olhar as pessoas nos olhos de novo e descobrir como a vida pode ser linda, mesmo quando cercada de loucura.
Porque a loucura pode nos deixar vivos, mas muita loucura abafa até mesmo nossos pensamentos, então é bom e é preciso ter uma voz, um toque, um gesto amigo de alguem que te resgata, te recebe e te aceita completamente como você esta e ainda te coloca como criança nos seus braços e te guarda.
No caos e correria que a vida tem o necessário mesmo é ter um abraço amigo pra descançar, pra sonhar, para ter certeza que depois de um dia cansativo, de uns anos perdidos ou até sofridos, no final o abraço amigo vai sempre estar lá pra você!



¹ Stacie Orrico- Restore my soul.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Leveza.

"Numa relax, numa tranquila, numa boa..." ¹

É preciso acordar mais leve, relaxado com a vida e despreocupado com o futuro. Deixar o coração apertar somente por aquilo que tem que ser dito na hora e a mente desesperada apenas com o que já passou do prazo.
Não pressionar o tempo e a vida a nos dizer/mostrar como serão as coisas que, muitas vezes, não precisamos e nem devemos saber naquela hora. Encostar a cabeça no traveseiro pra dormir e ficar em silêncio pra descansar.
Ter em mente pensamentos que fazem o dia melhor, arrancar e se desprender do futuro porque, afinal, a cada dia basta o seu próprio mal e as trevas nunca prevalecem contra luz.


¹ Guiné Bissau, Moçambique e Angola de Tim Maia.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Matéria-prima

"Que o medo da solidão se afaste, e que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.

Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso
Que eu me lembro ter dado na infância
Por que metade de mim é a lembrança do que fui
A outra metade eu não sei.

Que não seja preciso mais do que uma simples alegria
Pra me fazer aquietar o espírito(...)

E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também." ¹

Conviver consigo mesmo é mais difícil do que conviver com os outros, porque os outros vão embora e te deixam alguma hora do dia, mas você esta dentro de si o tempo todo, não pode fugir de si, então aprendemos a suportar e a rir, até quando erramos, porque o que seremos é sempre a mistura do que já passou e nos fez fortes, do que já vimos e aprendemos, e ainda do que virá e poderá nos mudar completamente.
Conviver consigo mesmo é difícil, porém obviamente necessário e maravilhosamente gostoso, quando aprendemos a respeitar, amar e olhar para nós mesmos. A buscar em nós o que nos faz feliz, afinal antes de sermos dois sempre teremos que ser um único ser, que já é completo.
Quando convivo e amo a mim mesma como sou, e ainda descobrindo como posso ser, então não preciso das grandes coisas que o mundo pode oferecer, preciso de mim, preciso rir, preciso sentir, preciso da loucura, preciso do despreendimento, preciso da pequena gota de chuva, preciso do raio de sol na janela, preciso do abraço de quem eu amo, preciso mesmo é do amor. Porque é o amor que nos faz ultrapassar limites, nos faz respeitar os outros e a nós, nos faz acordar dispostos e dormir tranquilos, o amor constrói tudo e aquilo que esta destruído é erguido com amor, então quero ser feita de amor porque o amor entende e supera tudo.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Regime não me interessa.

"O que obviamente não presta sempre me interessou muito. Gosto de um modo carinhoso do inacabado, do malfeito, daquilo que desajeitadamente tenta um pequeno vôo e cai sem graça no chão." ¹

Acordei hoje com vontade de fazer dieta, depois ri dessa hipótese, porque não sou muito o tipo de pessoa que tem a força de vontade de não comer doce quando esta com vontade.
E pensando nisso eu pensei que a gente faz regime de todos os jeitos na vida, o tempo todo, nos regulando de tudo o que achamos que não nos faça bem ou do que não passa uma boa imagem, o que é pior.
Controlamos a altura da voz, controlamos o jeito de andar, o quanto beber, como dançar, que roupa vestir, o que comprar, o que comer, o que assistir, mas a vida não é uma dieta, a vida é um prato cheio!
Então acordei pensando em fazer dieta, depois decidi friamente, mas com um toque de paixão, que regimes não me interessam! Não me interessa falar baixo quando quero gritar, não me interessa dançar comportada quando quero dançar até cair, não me interessa vestir preto se eu quero colocar um vestido vermelho, não me interessa comer salada quando eu quero é brigadeiro de panela, não me interessa assistir jornal quando eu quero ver desenho, não me interessa o que mundo pensa que é interessante, afinal quem pensa por mim sou eu!


¹Clarice Lispector,nota sobre "Fundo de Gaveta"

sábado, 5 de setembro de 2009

Nem sempre sozinho.


"Tough, you think you’ve got the stuff
You’re telling me and anyone
You’re hard enough

You don’t have to put up a fight
You don’t have to always be right
Let me take some of the punches
For you tonight

Listen to me now
I need to let you know
You don’t have to go it alone

And it’s you when I look in the mirror
And it’s you when I don’t pick up the phone
Sometimes you can’t make it on your own"¹


Como é bom ter alguem por perto, ter alguem que você pode contar. O ser humano quer ser muito independente, porém nem todos os momentos da vida são feitos quando estamos sozinhos, muito pelo contrário e não é vergonha pra ninguem saber que ás vezes não conseguimos sozinhos.
Tem horas que não sabemos nem o que falar direito, mas temos um ouvido que nos ouve, uma voz amiga que nos aconselha. Pode ser que tenhamos muitos amigos, pessoas especiais na vida, pode ser também que tenhamos apenas uma, entretante quantidade nem sempre é qualidade e muitas vezes o pouco, que é bom, basta.
É bom ter alguem que quer entrar na briga em que você esta errado, que quer te segurar quando você não consegue andar, que quer te dar o abraço quando você se sente carente, que quer te ouvir falando coisas sem sentido, que quer rir quando a sua piada não teve graça, que quer chorar quando você não esta sorrindo, é ótimo ter alguem que simplesmente se importa quando ninguem mais parece ligar,alguem que divida sua alma com você.
Por isso e outras coisas os amigos, família, namorados e todo o outro tipo de gente que pode te acompanhar na vida são essenciais, cada um a seu modo, cada um com a sua contribuição, mas são eles que nos fazem ser mais gente, ser melhores, crescer mais, levam um pouco de nós com eles e nós um pouco deles conosco, porque a maior mágica que existe no mundo inteiro é quando você pode olhar no olho de alguem e dizer: "eu te amo, eu preciso de você".

¹Sometimes you can't make it on your own, U2

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sorria.

"GOOD MORNING STARSHINE, THE EARTH SAYS: 'HELLO'!" ¹
Eu particularmente amo esse filme, já cheguei a vê-lo uma vez por semana, porém não é sobre o filme em si que irei falar.
Willy Wonka para mim é um dos personagens mais fascinantes que já vi, e ainda perfeitamente interpretado por Johnny Deep. O fascínio que o personagem causou em mim, não foi só pelas falas engraçadas, mas porque ele tem um pouco de magia, "pureza", encanto, beleza em tudo o que fala, até um pouco de ironia. E mesmo que triste por dentro, passava outra imagem por fora e acabou conseguindo o que precisava.
Falei tudo isso, sem lógico contar o filme pra quem não assistiu, porque essa frase dita logo no começo do filme sempre me chama atenção. Temos muitas vezes o hábito de acordar já reclamando porque é cedo demais, dormiu demais e perdeu dia, esta frio demais, calor demais, tem muita coisa pra fazer, entre outras diversas reclamações. Então parei pra pensar nessa frase hoje quando acordei cedinho, que não é apenas nós que acordamos, mas o mundo inteiro que acorda pra nós.
Exato! O mundo inteiro acorda para nós, cheio de oportunidades, coisas novas pra aprender, abraços novos pra ganhar, brigas pra vencer, e tudo mais que possa existir, coisas que nem sabemos, enfim a Terra acorda pra nós. E não reclama que é mais um dia, mas esta aqui cheia de climas, cores, pessoas, animais, tudo diferente todo o dia, só depende do modo como olhamos pra ela.
O bom é acordar dando bom dia pro mundo e pra nossa própria estrela, pro nosso próprio brilho, desejando fazer brilhar tudo de lindo que podemos ser e ter, e muitas vezes não enxergamos.
Por isso hoje eu acordei desejando bom dia pro mundo, bom dia pra mim, bom dia Terra! Porque quando nós temos a capacidade, acima de todas as dores, de sorrir pro mundo, então ele nos sorrirá de volta!


¹ Willy Wonka, A fantástica fábrica de chocolates.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Respostas.

"Tentar encontrar a Grande Resposta para a Grande Pergunta a respeito do problema da vida é como tentar comer a Grande Refeição, para nunca mais ter de se preocupar com a fome." ¹

Quantos de nós não paramos pelo menos uma vez no ano, porque não dizer por semana, para pensar sobre o sentido da vida, o motivo pelo qual algumas coisas acontecem conosco, porque conhecemos certas pessoas, etc.
Hoje lendo um artigo pensei sobre isso mais uma vez, e cheguei a encontrar a "resposta" com a frase que citei acima. A pergunta sobre a vida é muito grande e complexa para se resumir em uma única resposta, como se existisse uma fórmula pronta para que nós não tivessemos mais dúvidas.
Na verdade não existe uma única e grande resposta, podemos descobrir aos poucos, assim como nos alimentamos ao longo do dia para podermos sobreviver, desvendar também de pouco em pouco as Grandes Perguntas que fazemos a nós mesmos sobre a vida.

Se tudo viesse pronto e fácil de acreditar não seria tão mágico e intrigante viver, a vida deixa de ser tediosa quando temos no que pensar e no que correr atrás, então não precisamos "comer" tudo de uma vez, abraçar o mundo de uma vez só e querer colocá-lo no bolso, podemos descobrir,sem pressa, as respostas para as nossas perguntas simplesmente vivendo cada dia como se não existisse um amanhã.



¹Harold Kushner

sábado, 15 de agosto de 2009

As diferenças.

"É tão forte quanto o vento quando sopra.
Tronco forte que não quebra, não entorta.
Podes crer, podes crer, eu tô falando de amizade"¹

Aconteceu um fato ontem que me fez pensar nas tantas diferenças que existem de uma pessoa para outra. Muitas coisas que não são importantes para mim podem ser para o outro, coisas que eu não dou tanta enfâse o outro pode dar, gestos que pra mim são comuns para o outro pode ser um absurdo, e assim por diante.
Fiquei pensando que essas diversas diferenças são muito irritantes em um ponto porque acabamos discutindo até com pessoas pelas quais temos um carinho imenso. Se todos fossêmos iguais talvez as coisas também fossem mais simples, existiram menos brigas, conflitos, guerras, talvez o mundo inteiro fosse um lugar totalmente diferente porque todos nos importaríamos com as mesmas coisas e assim não discutiríamos por nada, porém que coisa entediante seria conhecer alguem já sabendo exatamente como ela se comporta, não é? Então, para mim, o problema dessas diversas "brigas" é a intolerância com o diferente, não saber respeitar o que pro outro é importante.
No começo pode parecer muito dificil e chato ter que respeitar, aturar certas coisas que para nós não tem o mínimo valor, porém com o tempo esse respeitar vira algo mágico porque aprendemos a amar mais a pessoa acima das suas diferenças e isso volta também para nós.
Acho que verdadeiras amizades não estão apenas nas coisas comuns que temos uns com os outros, mas principalmente nas diferenças porque quando achamos alguem que respeita os nossos valores e nos aceita como somos, então encontramos alguem que é verdadeiramente capaz de ser nosso amigo.



¹Da Gama, Bino Farias, Lazão e Toni Garrido

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A subida.



"There's always gonna be another mountain
I'm always gonna wanna make it move
Always gonna be an uphill battle
Sometimes I'm gonna have to lose
Ain't about how fast I get there
Ain't about what's waiting on the other side
It's the climb

Keep on moving
Keep climbing
Keep the faith"¹

Podemos ser o que queremos ser, mas nada vem de graça, tudo depende do esforço que fazemos para alcançar aquilo que desejamos. Muitas vezes parece longe demais, pesado demais, dificil demais, impossível até, porém quando se tem fé tudo fica mais fácil.
A fé é a certeza nas coisas que esperamos, a convicção nos fatos que ainda não enxergamos. Para alguns é dificil ter fé porque a fé vai além da razão, da inteligência, da sabedoria que julgamos ter, a fé entra no nosso emocional, mexe com a nossa capacidade de acreditar em algo que possa até, muitas vezes, ser contrário ao racional. A maior fé que podemos ter, acredito eu, é em nós mesmos, não duvidar do que somos capazes e do que podemos alcançar se tentarmos. Existem pessoas muito maiores que acreditam em nós e porque não acreditarmos em nós mesmos?
O filho sempre tem a fé cega nos pais, temos fé cega em quem amamos, então se amarmos a nós mesmos teremos fé em nós mesmos, e com essa fé poderemos escalar montanhas bem maiores ou simplesmente tirá-las da nossa frente, tudo se resume a continuar prosseguindo sempre com a cabeça erguida, não por soberba, mas por convicção.
Sempre existirão dificuldades para ultrapassarmos, mas só podemos fazer isso com fé, cada um pode ter a fé que quiser, mas a fé que nunca podemos perder é a em nós mesmos. Porque a cada dia que nasce é nos dada a oportunidade de tentar, de perseverar, prosseguir, mudar, ultrapassar, ganhar ou perder, mas sempre guardar todos os momentos dentro de nós, porque até nas perdas a fé nos faz conseguir transformar o ruim em algo bom. Continue caminhando, continue subindo, guarde sua fé.



¹Jessi Alexander e Jon Mabe

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sonhos.

" Ela acreditava em anjos e porque ela acreditava eles existiam."¹

Tive um sonho de criança e sonhei que era uma fada e que tinha uma varinha com estrela na ponta, a estrela brilhava, e o brilho da estrela transformava tudo em que tocava. Não havia mais escuridão, por onde a varinha andasse ficava tudo claro, ninguem tropeçava por falta de luz ou por estar perdido, a varinha era de fada, e fadas realizam desejos.
Sonhei que a varinha transformava pedras em bolhas de sabão, e todo o buraco em que alguem ousasse cair não era fundo o bastante para manter ninguem preso lá, a varinha era de fada, e fadas não tem medo.
Sonhei que ninguém ficava triste por mais de um dia, e que o choro secava com o novo sol nascendo. Não havia tristeza que não fosse aniquilada pelo brilho da estrelha, a varinha era de fada, e fadas acham alegria nas dores.
Sonhei que o mundo era muito mais verde e bonito, a varinha transformava tudo que era negro e seco em um lindo jardim, ninguem queria machucar o jardim, a varinha era de fada, e fadas amam seu mundo.
Sonhei que todo mundo podia rir mais, ser mais livre, ninguem era preso ou se reprimia, o brilho da estrelha brilhava em todos, a varinha era de fada, e fadas são o que são.
Sonhei que o mundo inteiro era um grande jardim de fadas, e todos podiam realizar seus sonhos e todos se sentiam completos,ninguem precisava do que o outro tinha, ninguem sofria por não ter algo também, afinal cada um tinha a sua varinha, e cada varinha tinha uma estrela na ponta, uma estrela de seis pontas! Sonhei então que todo o sonho podia ser realidade.



¹A hora da Estrela, Clarice Lispector.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O simples.



"[...]hoje sou assim
Filho do sol, das ondas do mar
Servo da mata nativa
Quero o mundo pra mim
Olha,é o sol!
Olha,é o céu!
Olha,é o amor!"¹


A busca pela felicidade parece tão difícil ás vezes, isso porque o ser humano parece que aprende o que é felicidade na tv. Vendo o corpo bonito que deveria ter, o amor perfeito sem brigas, o carro importado, a mansão, enfim milhões de coisas que nas novelas parece ser fórmula da felicidade.
A felicidade para nós deveria ser a gota de chuva no dia quente, o barulho do mar no silêncio, a areia da praia arrastando no pé, o cabelo atrapalhado pelo vento, a mala pronta pra viajar sem rumo, o olhar de quem se ama, o riso sincero de uma criança, o abraço apertado da chegada, a saudade com a partida, o coração aflito pela volta, a palavra de afeto ouvida, o corpinho mexendo na barriga, o sol anunciando o dia, e por fim, mas não último, a lua mostrando que o dia valeu a pena.
A felicidade deveria ser não uma fórmula que queremos possuir, mas o simples de cada dia que nos faz construir uma vida que não podemos deixar passar.




¹ Alexandre Carlo

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Dos três mal amados.


"O amor comeu meu nome, minha identidade, meu retrato.
O amor comeu minha certidão de idade, minha genealogia, meu endereço.
O amor comeu meus cartões de visita, o amor veio e comeu todos os papéis onde eu escrevera meu nome.
O amor comeu minhas roupas, meus lenços e minhas camisas.
O amor comeu metros e metros de gravatas.
O amor comeu a medida de meus ternos, o número de meus sapatos, o tamanho de meus chapéus.
O amor comeu minha altura, meu peso, a cor de meus olhos e de meus cabelos.
O amor comeu minha paz e minha guerra, meu dia e minha noite, meu inverno e meu verão
Comeu meu silêncio, minha dor de cabeça, meu medo da morte."¹


Quem é durão o suficiente pra dizer que não precisa, que não quer, que não se importa? O homem, acredito eu, é feito de amor mesmo, em cada detalhe, mesmo que não saiba o motivo, da onde vem a vontade, somos feitos de amor, para o amor. Não só para amar, mas para nos sentirmos amados. Quem disse que amar é uma grande loucura, esse sim acertou, mas que toda essa loucura seja a doce sanidade e verdade que todos nós precisamos, aquelas que nos fazem sorrir enquanto dormimos e sermos felizes por acordar.


Ame mais, até perder tudo o que tem, afinal muitas vezes é preciso se perder pra se encontrar.



¹Dos três mal amados, João Cabral de Melo Neto

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Algumas coisas para entender.

Há um tempo atrás mandei um email para uma amiga muito querida, falando sobre algumas coisas que eu acredito que sejam para a vida inteira. Ontem lembrando desse email fiquei pensando no quanto eu ainda preciso entender/aprender e li o email de novo, dessa vez como se tivesse o feito pra mim.
É tem coisas que a gente fala, mas não aplica. Então hoje vou postar uma parte desse email aqui, como se fosse pra mim, como se fosse pra todos.




Precisamos entender que a única coisa constante no ser humano é a inconstância, por isso ter dúvida sobre alguma decisão, sobre um acontecimento, sentimento ou vontade é completamente normal, mas não devemos querer entender demais sobre nós mesmos, afinal o que pode ser mais gostoso do que descobrir que você também pode ter mil faces, mil gostos e aprender mais com você mesmo?
Precisamos entender que toda a ação tem uma consequência, mas a pessoa que é suficiente pra tomar certas atitudes é capaz para encarar os resultados, por mais que eles possam parecer ruins tudo é ponto de vista, não sabemos o que a própria vida quer nos ensinar.
Precisamos entender que a gente precisa ter alguém do nosso lado, não porque somos infelizes, incapazes ou não conseguimos ficar sozinhos e sim porque tudo "se completa de algum jeito", mas sem nos iludir! Nem tudo o que reluz é ouro, nem todas as palavras podem se tornar atitudes, nem todas as pessoas servem, entretanto uma coisa é certa: quando for estar com alguém esteja por inteiro com ela e a sinta por inteiro contigo.
Precisamos entender que ninguém é insubstituível, todos são únicos, porém amores vem e vão, não é o fim do mundo. Cada dia novo traz coisas novas e ficar preso ao passado nunca vai nos deixar ver o futuro.
Precisamos entender que enquanto não olharmos no espelho e vermos todas as nossas qualidades, não só a beleza, ninguém verá por nós. A gente atraia o que transmite! Não somos os mais lindos e perfeitos do mundo, porém temos em nós, cada um de um jeito, todas as cores que as pessoas desejam ver, vamos mostrá-las ao mundo!
Precisamos entender que tudo passa tanto as coisas mais felizes quanto as mais tristes, só nós mesmos podemos saber o que significa cada momento para nós, por isso vamos reter o que é bom!
Precisamos entender que todos podem dizer muitas coisas, devemos ouvir tudo o que nos digam, mas não seguir ao pé da letra, façamos nosso próprio caminho!
Precisamos entender que é lindo acreditar nas pessoas, mas temos que ser atentos porque em terra de fadas existem bruxas também!
Precisamos entender que o choro pode durar uma noite, mas se acreditarmos em nós mesmos e na vida a alegria vem ao amanhecer.
Precisamos entender que acima de todos e tudo temos que dar valor a nós mesmos, não precisamos nos contentar com pouco, nem viver de esmola e nem ficar/aceitar algo ou alguém por medo, ter certeza do que somos porque a certeza traz felicidade, já o medo traz consigo engano.
Precisamos entender que a vida é uma só, vamos viver tudo o que puder ser vivido, transformar cada dia em um dia único, seja ele bom ou ruim, guardar lembranças e fazer histórias.
Precisamos entender que o que vale não é o que temos na vida, mas quem temos na vida, por isso é necessário escolher direito quem merece fazer parte da nossa vida.
Precisamos entender que a gente cresce sempre, o que ontem era bom, hoje pode não servir mais, porém isso não é ruim, mudanças nos fazem mais maduros.
Precisamos entender que tudo na vida tem limite, senão vira uma palhaça, impor limites ao outros e a ti, limites de respeito, de consideração, de educação, de amor!
Entender por fim, que nada vem de graça, correr atrás dos nossos sonhos é bom, e não só bom, mas importante. Porque se a única coisa que você tem na vida é um motivo pra lutar, então você já tem muito.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Memória para tudo.



"Das brigas que ganhei
Nem um troféu, como lembrança, pra casa eu levei
Das brigas que perdi
Essas sim, eu nunca esqueci, eu nunca esqueci” ¹

O ser humano tem a mania de querer apagar as dores, apagar os erros que cometeu, as burrices que falou, as vergonhas que passou, como se pudesse apagar um pedaço da sua vida, como se a memória pudesse ser seletiva o tempo todo, e principalmente, nos momentos que não nos agradaram. Mas o que se esquece nessa tentativa é que a vida é feita tanto de erros como de acertos, e que tudo depende do ângulo que estamos olhando a cena.
Muitas vezes são os erros que nos constroem, nos tornam quem seremos lá na frente. Ensinam a não cairmos nas mesmas ciladas, a dar valor as coisas que antes não eram tão importantes assim; não que tenhamos que errar sempre para crescermos, porém quando o erro já esta feito então melhor do que se lamentar é procurar o lado bom que ele pode nos proporcionar. Ainda que pareça difícil ao nosso entendimento no momento, mas fazer de cada dorzinha, cada queda e dificuldade ocasionada por erro ser um degrau para nos fazer mais fortes e melhores.
São os erros que também nos fazem mais humanos , falhos, como qualquer outro, ninguém é super herói e nem vai conseguir acertar sempre, então os erros também nos fazem ser quem somos; não que somos feitos completamente de erros, mas se fossemos tão perfeitos a ponto de não errar nunca seríamos como deuses, e quem é deus e quer viver como mortal? Então a vida também é uma eterna batalha às vezes se perde, às vezes se ganha, mas quem ama a vida sabe tirar da perda uma vitória.
Que a gente não se esqueça das brigas que perdeu, seja em diversas situações ou mesmo aquelas que perdemos para nós mesmos, mas que lembrando delas possamos evoluir, aprender, crescer e no final rir sem medo, rir por ser livre e feliz de ter vivido o que viveu e de ser o que é!


¹ Perdendo dentes, John e Fernanda Takai

domingo, 19 de julho de 2009

Completo.

"É tão bom ter alguem por perto pra você se sentir completo." ¹

Quem não sonha, já sonhou ou ainda vai sonhar com um "amor pra vida inteira", aquela pessoa que parece ter saído dos seus sonhos, que te completa, que você sente vontade de casar e viver o resto dos seus anos ao lado dela.
Todo mundo tem o sonho do "felizes para sempre", de sentir que encontrou alguem que você não quer e nem precisa guardar segredos, que pode ser você por inteiro. É aquela pessoa que parece que te entende mais que você mesmo, que sabe o que você quer sem você ter dito nada.
O amor é algo que parece complicado, mas amar de verdade é simples, é só amar e deixar-se ser amado, é sentir e não reprimir. O complicado é o relacionamento do dia-a-dia, saber lidar com as imperfeições do outro, as manias, "defeitos". Amar, de repente, não seja um conto de fadas perfeito, mas o querer tão grande de fazer bem a quem esta ao seu lado, que os defeitos, as manias pessoais, tudo pode ser superado, pode-se conviver com isso e aprender a ser melhor pelo o que sente.
Amar é saber que ninguem é perfeito, porém todo mundo pode fazer o seu amor ser na medida, não é como um conto de fadas em todo o tempo, mas é o que se quer, o que se deseja, é o que precisa. Saber que a pessoa do seu lado é o que você precisa como um todo, com os defeitos, com as manias, as palavras e tudo! Porque o bom de estar apaixonado é querer gritar ao mundo, é querer sentir a pessoa perto, é chorar de saudade, sorrir com a chegada, sentir o coração apertado, querer fazer as pases com pressa, entre tantas outras maravilhosas sensações.
Acima de tudo a maior prova de amar é querer a felicidade do outro acima de tudo, é fazer o bem, o amor é o maior dos sentimentos, ele se resume em tudo e se aplica a tudo.
Então ame mais, sinta mais, não com pressa de quem não quer ficar sozinho, e sim com a paciência de quem não precisa apenas de compania, mas de alguem pra compartilhar a vida. O que é mais gostoso do que ouvir a voz de alguem perguntando "como foi o seu dia?", querendo dividir contigo um dia da vida dela, é raro, é bom e faz o dia terminar completo. Que assim todos os nossos dias sejam completos.


¹Ivete Sangalo, Completo.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Incertezas.

" [...]pois a menor incerteza, mesmo no assunto mais insignificante, é sempre penosa[...]" ¹

As dúvidas são ensurdecedoras, amargas, nos deixam como em um abismo.
Aquela incerteza se alguem nos corresponde sentimentalmente, que dá aquele frio na barriga e aquela ansiedade que não quer passar. O coração chega a bater forte, ás vezes nem sabemos o motivo, se é do amor que julgamos sentir ou do medo de perder a ilusão de ter a pessoa desejada.
A incerteza do que "fazer da vida" também corrói, quem não passou pela dúvida do vestibular? A decisão da mudança de um emprego? Se casa ou não? O rumo que vamos dar a nossa vida sempre vem cheio das incertezas, do que pode ou não dar certo, porém quem vai saber se não tentar?
As incertezas são penosas porque nos tiram muitas vezes o sono, na tentativa até mesmo de descobrirmos o motivo da resposta de "ciclano", da atitude de "fulano", mas como vamos saber do coração do outro se muitas vezes nem sabemos do nosso?
Passamos noites em claro querendo "calar" incertezas, sentindo a ansiedade, comendo, abrindo a geladeira mil vezes, trocando de canal sem parar, cada um com o seu jeito para parar de pensar ou achar a solução.
Eu penso que a melhor forma de "calar" incertezas é parar com a covardia, tomar uma atitude, ficamos olhando os nossos objetivos tanto tempo, por que não agir? Vamos então agir diante de alguma dúvida, pensar é bom, melhor mesmo é agir, é ir a luta com força, ser quem é, sem medo de desagradar alguem porque pior do que desagradar o outro é viver decepcionando a si mesmo.


¹ Kafta, Franz. O processo, Rio de Janeiro: Ediouro, 9ª edição.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Starting with the man in the mirror



"I'm gonna make a change, for once in my life

It's gonna feel real good,gonna make a diference
Gonna make it right...

As I, turn up the collar on my favorite winter coat
This wind is blowing my mind
I see the kids in the streets, with not enought to eat
Who am I to be blind? Pretending not to see their needs

A summer disregard, a broken bottle top and a one man soul
They follow each other on the wind ya' know
'Cause they got nowhere to go
That's why I want you to know

I'm starting with the man in the mirror
I'm asking him to change his ways
And no message could have been any clearer
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself, and then make a change

I've been a victim of a selfish kind of love
It's time that I realize
That there are some with no home, not a nickel to loan
Could it be really me, pretending that they're not alone [...]"¹

Tem gente que fala milhões de coisas sobre Michael Jackson, mas poucas pessoas fizeram/cantaram tantas músicas com letras que têm influência mundial para acordar as pessoas, conscientizar da importância que cada um de nós temos para mudar algo no planeta.
Essa música é uma das que eu mais gosto dele, isso mesmo, eu gosto de várias músicas do Michael Jackson, e não digo isso porque ele morreu, como muitos fizeram.
Continuando, gosto dessa música porque ela é "dura", "forte" e nos dá um grande "tapa na cara". As pessoas tem mania de reclamar do mundo, que esta um caos, que o jornais só falam de coisas ruins, que o ser humano anda mais ruim que nunca, que a miséria em alguns países é alarmante, entre diversas outras reclamações, alias podemos dizer que nem são reclamações, mas muitas vezes constatações. Porém é muito fácil ficar em casa no inverno debaixo da coberta, sentada no sofá, assistindo essas noticias na tv e achar horrível, falar muito e pronto, o dificil é pensar no que se pode fazer a respeito, para mudar algo, para ajudar em algo, mesmo no mínimo.
Tem pessoas que pensam que para ajudar temos que ter dinheiro demais, tempo demais, pelo contrário, doar sague não custa nada e é simples de ser feito, trabalhos voluntários em sua maioria não te pedem 24 horas por dia e muito menos muito dinheiro, o que as pessoas em dificuldades precisam mesmo é de menos preguiça da nossa parte e mais atitude. Eu mesma já fiz muitos trabalhos voluntários, o máximo que gastei, além do tempo de um dia na semana, e dar muito carinho quando eram em casas de abrigo infantil, foram doações de roupas ou comida, algo que qualquer pessoa pode ter em casa para doar.
Essas pessoas precisam é desse nosso confronto no espelho, pedindo para nós mesmos mudarmos nossos modos, pararmos de sermos tão egoístas e pensarmos no outro, pensarmos no mundo, podemos ajudar em mínimas atitudes até pelo aquecimento global.
É aquela velha frase que virou clichê no orkut " seja a mudança que você quer ver", é vamos pensar menos e agir mais. (:


¹ Siedah Garrett e Glen Ballard, Man in the mirror.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Paciência.


"Mesmo quando tudo pede

Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
A vida não pára...

Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora
Vou na valsa
A vida é tão rara...

Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência...

O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência...

Será que é tempo
Que lhe falta prá perceber?
Será que temos esse tempo
Prá perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara..."¹

Pensando sobre o texto de ontem, nessa vida tão rápida, acelerada, sem freios que nos leva sem ao menos nos sentimos direito, lembrei dessa música do Lenine, que sempre gostei muito, porém nem sempre pensei claramente sobre a letra.
Tudo o que a gente precisa às vezes é treinar nossa paciência, isso mesmo: treinar. Como quem treina um time de futebol a vencer, treinar a nós mesmos a esperar a bola certa pra fazer gol, fazer o passe na hora certa, trocar o jogador no momento certo.
Nos treinar a não ter raiva do carro da frente que é "lerdo" (afinal é um trânsito louco mesmo), não ficar doido com o chefe que só te pede para repetir o que já fez, a dar bom dia de verdade e não apenas por educação, a aturar o chato que vive atrás de ti (às vezes ele só precisa de alguem pra conversar), aprender a esperar as respostas sem ansiedade ( que por sinal faz mal), entre outras diversas coisas( cada um sabe do seu ponto fraco).
Ter paciência mesmo quando tudo pedir "corra", aprender a determinar o nosso tempo, a dominar nossa vida e aproveitar a vida que temos, por mais que o mundo parece um caos, existem coisas que devemos viver, então vamos viver o que existe pra viver, não como quem corre, mas como quem aproveita, quem tempo pra si e mesmo quando não tem pode fazer hora pra si mesmo.


¹ Lenine, Paciência.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Parar também é continuar.

"Ando em crise, numa boa, nada de grave. Mas, ando em crise com o tempo. Que estranho 'presente' é este que vivemos hoje, correndo sempre por nada, como se o tempo tivesse ficado mais rápido do que a vida, como se nossos músculos, ossos e sangue estivessem correndo atrás de um tempo mais rápido"¹



A corrida cotidiana nos amassa, nos leva, nos rouba, nos cega quando queríamos ver, ganhar, parar. A era da globalização parece fria, mas ainda esquenta muitos os corações, ou melhor, esquenta muitas avenidas, ruas, estradas, voos, porque não dizer cafés-da-manhã, almoços, jantares e sonos? Porque hoje o trabalho por conseguir mais e melhor são impulsores para toda a correria da vida.
A gente tem a idéia utópica, como Marx, que a tecnologia pode ajudar o homem a trabalhar menos, a ser mais livre, a ter mais tempo, porém acontece justamente ao contrário, a tecnologia tem é nos engolido vivos, pior ainda, vivos quase mortos. Mortos de cansados, de solitários(mesmo quando rodeados de pessoas), de irritados ( com o trânsito, com o ar, com o chefe), enfim vivos, mas como mortos por dentro.
Eu mesma pensando sobre essa corrida, essa distância e essa pressão, lembrei que já passei por essa situação muitas vezes. Passava dias inteiros conversando por email com algumas amigas da faculdade, falando sobre nossas vidas no geral, então quando lembrei pensei: " Por que não nos falamos pessoalmente a noite?", poderíamos sim na hora do intervalo conversar sentadas, olhando nos olhos, tomando um suco, mas não! Preferimos a distância do email, para chegar a noite e apenas nos abraçarmos, entrarmos na aula e pronto, como se o abraço fosse nos aproximar de novo, nos tornar mais reais e menos virtuais.
Percebi hoje que a vida corrida nos afasta, nos sufoca, nos torna menos porque fazemos demais.
Então desejo pra mim e pra você mais humanidade, mais tempo pra si, mais olhar nos olhos, mais conversar pessoalmente, mais viagens a passeio, mais férias, mais 8 horas de sono, mais beijos demorados, mais fazer o que se gosta, mais tempo pros amigos e familia, mais do novo e menos do mesmo.



¹ Arnaldo Jabor. Amor é prosa sexo é poesia, Rio de Janeiro: Objetiva, 2004


obs.: o texto de ontem é de Rubem Alves, Os três reis.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ser feliz como criança.

"Perceberam, então, que haviam se enganado: não era a estrela que iluminava a cena. Era o bebezinho que iluminava a estrela. E olhando bem para ela puderam ver, refletindo como num espelho, o rosto da criancinha. Ai entenderam, deixaram de ser reis e se transformaram em sábios: 'O universo é um berço onde uma criança dorme!'. Notaram que uma coisa estranha acontecia quando olhavam para o bebezinho: eles perdiam sua compostura real e eram dominados por uma vontade incontrolável de rir. Quando riam, ficavam leves e flutuantes. Era assim: quem visse o menino se transformava em anjo [...]. Os reis, em meio aos risos e voos, entreolharam-se e disseram: 'Nossa busca chegou ao fim. Encontramos a alegria. Para se ter alegria é preciso voltar a ser criança [...]'. Tomaram suas coroas, capas de veludo, dinheiro, ouro, joias- pesadas coisas de adulto- e as depuseram no chão, ao lado das vacas e dos burros [...] partiram leves, ora andando, ora pulando, ora voando, mas sempre rindo." ¹



Li esse texto hoje e fiquei pensando na grande busca humana, a finalidade da vida humana, ou mesmo que não seja finalidade, que seja dita como uma: a felicidade, alegria!
As pessoas passam a vida inteira buscando algo, seja um trabalho melhor, uma familia unida, um diploma bom, uma viagem internacional,um amor pra vida inteira, até uma roupa de marca, enfim, inúmeras coisas que simplesmente as pessoas denominam como sonho, e esse sonho quando realizado gera um enorme sorriso no rosto, o qual é a expressão da alegria alcançada. Porém muitas vezes o sorriso acaba com o primeiro grito do chefe, ou a primeira briga dos filhos, a monografia que não deu certo, a volta pra casa, etc; será que essa alegria momentânea é a felicidade que buscamos sempre?
Ouvimos pessoas dizerem "Se eu tivesse isso seria feliz", "Se meu corpo fosse assim seria feliz", será que a felicidade esta simplesmente contida no que temos ou na aparência? Será que ser feliz é viver eternamente buscando a realização de um sonho novo?
Esse texto hoje me fez pensar, que olhamos a cena e às vezes a resposta esta em nossa frente e não percebemos. Os reis perceberam algo mágico: ser feliz é ver a estrela que brilha como num espelho dentro de nós, e melhor, essa estrela nos torna como crianças livres.
Ser criança é não ter a preocupação com o amanhã distante, é viver o agora sem medo, é saber que tem um pai que cuida de você, que te olha e te guarda. Que o futuro é certo para quem com o coração de criança larga as coisas pesadas e sem importância da vida para dar lugar a liberdade de ser feliz por ser, ser feliz de ser como é!
Desejei hoje que as pessoas todas pudessem se reprimir menos, rir mais sem motivo, ser anjo que voa longe, dançar sem preconceito, abraçar sem medo, amar sem limites, ajudar sem olhar a quem, não ter medo de chuva, nem vergonha de usar saia no verão, não segurar o choro quando se emociona, enfim ser como uma criança, encontrar a alegria que nunca acaba e que preenche qualquer vazio.