segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ser feliz como criança.

"Perceberam, então, que haviam se enganado: não era a estrela que iluminava a cena. Era o bebezinho que iluminava a estrela. E olhando bem para ela puderam ver, refletindo como num espelho, o rosto da criancinha. Ai entenderam, deixaram de ser reis e se transformaram em sábios: 'O universo é um berço onde uma criança dorme!'. Notaram que uma coisa estranha acontecia quando olhavam para o bebezinho: eles perdiam sua compostura real e eram dominados por uma vontade incontrolável de rir. Quando riam, ficavam leves e flutuantes. Era assim: quem visse o menino se transformava em anjo [...]. Os reis, em meio aos risos e voos, entreolharam-se e disseram: 'Nossa busca chegou ao fim. Encontramos a alegria. Para se ter alegria é preciso voltar a ser criança [...]'. Tomaram suas coroas, capas de veludo, dinheiro, ouro, joias- pesadas coisas de adulto- e as depuseram no chão, ao lado das vacas e dos burros [...] partiram leves, ora andando, ora pulando, ora voando, mas sempre rindo." ¹



Li esse texto hoje e fiquei pensando na grande busca humana, a finalidade da vida humana, ou mesmo que não seja finalidade, que seja dita como uma: a felicidade, alegria!
As pessoas passam a vida inteira buscando algo, seja um trabalho melhor, uma familia unida, um diploma bom, uma viagem internacional,um amor pra vida inteira, até uma roupa de marca, enfim, inúmeras coisas que simplesmente as pessoas denominam como sonho, e esse sonho quando realizado gera um enorme sorriso no rosto, o qual é a expressão da alegria alcançada. Porém muitas vezes o sorriso acaba com o primeiro grito do chefe, ou a primeira briga dos filhos, a monografia que não deu certo, a volta pra casa, etc; será que essa alegria momentânea é a felicidade que buscamos sempre?
Ouvimos pessoas dizerem "Se eu tivesse isso seria feliz", "Se meu corpo fosse assim seria feliz", será que a felicidade esta simplesmente contida no que temos ou na aparência? Será que ser feliz é viver eternamente buscando a realização de um sonho novo?
Esse texto hoje me fez pensar, que olhamos a cena e às vezes a resposta esta em nossa frente e não percebemos. Os reis perceberam algo mágico: ser feliz é ver a estrela que brilha como num espelho dentro de nós, e melhor, essa estrela nos torna como crianças livres.
Ser criança é não ter a preocupação com o amanhã distante, é viver o agora sem medo, é saber que tem um pai que cuida de você, que te olha e te guarda. Que o futuro é certo para quem com o coração de criança larga as coisas pesadas e sem importância da vida para dar lugar a liberdade de ser feliz por ser, ser feliz de ser como é!
Desejei hoje que as pessoas todas pudessem se reprimir menos, rir mais sem motivo, ser anjo que voa longe, dançar sem preconceito, abraçar sem medo, amar sem limites, ajudar sem olhar a quem, não ter medo de chuva, nem vergonha de usar saia no verão, não segurar o choro quando se emociona, enfim ser como uma criança, encontrar a alegria que nunca acaba e que preenche qualquer vazio.

Um comentário:

  1. Esta é minha sobrinha querida,que tem uma estrela brilhando imensamente dentro do coração!Adorei a reflexão!

    bjos!
    Tia Angela

    ResponderExcluir