quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Leveza.

"Numa relax, numa tranquila, numa boa..." ¹

É preciso acordar mais leve, relaxado com a vida e despreocupado com o futuro. Deixar o coração apertar somente por aquilo que tem que ser dito na hora e a mente desesperada apenas com o que já passou do prazo.
Não pressionar o tempo e a vida a nos dizer/mostrar como serão as coisas que, muitas vezes, não precisamos e nem devemos saber naquela hora. Encostar a cabeça no traveseiro pra dormir e ficar em silêncio pra descansar.
Ter em mente pensamentos que fazem o dia melhor, arrancar e se desprender do futuro porque, afinal, a cada dia basta o seu próprio mal e as trevas nunca prevalecem contra luz.


¹ Guiné Bissau, Moçambique e Angola de Tim Maia.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Matéria-prima

"Que o medo da solidão se afaste, e que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.

Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso
Que eu me lembro ter dado na infância
Por que metade de mim é a lembrança do que fui
A outra metade eu não sei.

Que não seja preciso mais do que uma simples alegria
Pra me fazer aquietar o espírito(...)

E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também." ¹

Conviver consigo mesmo é mais difícil do que conviver com os outros, porque os outros vão embora e te deixam alguma hora do dia, mas você esta dentro de si o tempo todo, não pode fugir de si, então aprendemos a suportar e a rir, até quando erramos, porque o que seremos é sempre a mistura do que já passou e nos fez fortes, do que já vimos e aprendemos, e ainda do que virá e poderá nos mudar completamente.
Conviver consigo mesmo é difícil, porém obviamente necessário e maravilhosamente gostoso, quando aprendemos a respeitar, amar e olhar para nós mesmos. A buscar em nós o que nos faz feliz, afinal antes de sermos dois sempre teremos que ser um único ser, que já é completo.
Quando convivo e amo a mim mesma como sou, e ainda descobrindo como posso ser, então não preciso das grandes coisas que o mundo pode oferecer, preciso de mim, preciso rir, preciso sentir, preciso da loucura, preciso do despreendimento, preciso da pequena gota de chuva, preciso do raio de sol na janela, preciso do abraço de quem eu amo, preciso mesmo é do amor. Porque é o amor que nos faz ultrapassar limites, nos faz respeitar os outros e a nós, nos faz acordar dispostos e dormir tranquilos, o amor constrói tudo e aquilo que esta destruído é erguido com amor, então quero ser feita de amor porque o amor entende e supera tudo.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Regime não me interessa.

"O que obviamente não presta sempre me interessou muito. Gosto de um modo carinhoso do inacabado, do malfeito, daquilo que desajeitadamente tenta um pequeno vôo e cai sem graça no chão." ¹

Acordei hoje com vontade de fazer dieta, depois ri dessa hipótese, porque não sou muito o tipo de pessoa que tem a força de vontade de não comer doce quando esta com vontade.
E pensando nisso eu pensei que a gente faz regime de todos os jeitos na vida, o tempo todo, nos regulando de tudo o que achamos que não nos faça bem ou do que não passa uma boa imagem, o que é pior.
Controlamos a altura da voz, controlamos o jeito de andar, o quanto beber, como dançar, que roupa vestir, o que comprar, o que comer, o que assistir, mas a vida não é uma dieta, a vida é um prato cheio!
Então acordei pensando em fazer dieta, depois decidi friamente, mas com um toque de paixão, que regimes não me interessam! Não me interessa falar baixo quando quero gritar, não me interessa dançar comportada quando quero dançar até cair, não me interessa vestir preto se eu quero colocar um vestido vermelho, não me interessa comer salada quando eu quero é brigadeiro de panela, não me interessa assistir jornal quando eu quero ver desenho, não me interessa o que mundo pensa que é interessante, afinal quem pensa por mim sou eu!


¹Clarice Lispector,nota sobre "Fundo de Gaveta"

sábado, 5 de setembro de 2009

Nem sempre sozinho.


"Tough, you think you’ve got the stuff
You’re telling me and anyone
You’re hard enough

You don’t have to put up a fight
You don’t have to always be right
Let me take some of the punches
For you tonight

Listen to me now
I need to let you know
You don’t have to go it alone

And it’s you when I look in the mirror
And it’s you when I don’t pick up the phone
Sometimes you can’t make it on your own"¹


Como é bom ter alguem por perto, ter alguem que você pode contar. O ser humano quer ser muito independente, porém nem todos os momentos da vida são feitos quando estamos sozinhos, muito pelo contrário e não é vergonha pra ninguem saber que ás vezes não conseguimos sozinhos.
Tem horas que não sabemos nem o que falar direito, mas temos um ouvido que nos ouve, uma voz amiga que nos aconselha. Pode ser que tenhamos muitos amigos, pessoas especiais na vida, pode ser também que tenhamos apenas uma, entretante quantidade nem sempre é qualidade e muitas vezes o pouco, que é bom, basta.
É bom ter alguem que quer entrar na briga em que você esta errado, que quer te segurar quando você não consegue andar, que quer te dar o abraço quando você se sente carente, que quer te ouvir falando coisas sem sentido, que quer rir quando a sua piada não teve graça, que quer chorar quando você não esta sorrindo, é ótimo ter alguem que simplesmente se importa quando ninguem mais parece ligar,alguem que divida sua alma com você.
Por isso e outras coisas os amigos, família, namorados e todo o outro tipo de gente que pode te acompanhar na vida são essenciais, cada um a seu modo, cada um com a sua contribuição, mas são eles que nos fazem ser mais gente, ser melhores, crescer mais, levam um pouco de nós com eles e nós um pouco deles conosco, porque a maior mágica que existe no mundo inteiro é quando você pode olhar no olho de alguem e dizer: "eu te amo, eu preciso de você".

¹Sometimes you can't make it on your own, U2