sexta-feira, 31 de julho de 2009

Algumas coisas para entender.

Há um tempo atrás mandei um email para uma amiga muito querida, falando sobre algumas coisas que eu acredito que sejam para a vida inteira. Ontem lembrando desse email fiquei pensando no quanto eu ainda preciso entender/aprender e li o email de novo, dessa vez como se tivesse o feito pra mim.
É tem coisas que a gente fala, mas não aplica. Então hoje vou postar uma parte desse email aqui, como se fosse pra mim, como se fosse pra todos.




Precisamos entender que a única coisa constante no ser humano é a inconstância, por isso ter dúvida sobre alguma decisão, sobre um acontecimento, sentimento ou vontade é completamente normal, mas não devemos querer entender demais sobre nós mesmos, afinal o que pode ser mais gostoso do que descobrir que você também pode ter mil faces, mil gostos e aprender mais com você mesmo?
Precisamos entender que toda a ação tem uma consequência, mas a pessoa que é suficiente pra tomar certas atitudes é capaz para encarar os resultados, por mais que eles possam parecer ruins tudo é ponto de vista, não sabemos o que a própria vida quer nos ensinar.
Precisamos entender que a gente precisa ter alguém do nosso lado, não porque somos infelizes, incapazes ou não conseguimos ficar sozinhos e sim porque tudo "se completa de algum jeito", mas sem nos iludir! Nem tudo o que reluz é ouro, nem todas as palavras podem se tornar atitudes, nem todas as pessoas servem, entretanto uma coisa é certa: quando for estar com alguém esteja por inteiro com ela e a sinta por inteiro contigo.
Precisamos entender que ninguém é insubstituível, todos são únicos, porém amores vem e vão, não é o fim do mundo. Cada dia novo traz coisas novas e ficar preso ao passado nunca vai nos deixar ver o futuro.
Precisamos entender que enquanto não olharmos no espelho e vermos todas as nossas qualidades, não só a beleza, ninguém verá por nós. A gente atraia o que transmite! Não somos os mais lindos e perfeitos do mundo, porém temos em nós, cada um de um jeito, todas as cores que as pessoas desejam ver, vamos mostrá-las ao mundo!
Precisamos entender que tudo passa tanto as coisas mais felizes quanto as mais tristes, só nós mesmos podemos saber o que significa cada momento para nós, por isso vamos reter o que é bom!
Precisamos entender que todos podem dizer muitas coisas, devemos ouvir tudo o que nos digam, mas não seguir ao pé da letra, façamos nosso próprio caminho!
Precisamos entender que é lindo acreditar nas pessoas, mas temos que ser atentos porque em terra de fadas existem bruxas também!
Precisamos entender que o choro pode durar uma noite, mas se acreditarmos em nós mesmos e na vida a alegria vem ao amanhecer.
Precisamos entender que acima de todos e tudo temos que dar valor a nós mesmos, não precisamos nos contentar com pouco, nem viver de esmola e nem ficar/aceitar algo ou alguém por medo, ter certeza do que somos porque a certeza traz felicidade, já o medo traz consigo engano.
Precisamos entender que a vida é uma só, vamos viver tudo o que puder ser vivido, transformar cada dia em um dia único, seja ele bom ou ruim, guardar lembranças e fazer histórias.
Precisamos entender que o que vale não é o que temos na vida, mas quem temos na vida, por isso é necessário escolher direito quem merece fazer parte da nossa vida.
Precisamos entender que a gente cresce sempre, o que ontem era bom, hoje pode não servir mais, porém isso não é ruim, mudanças nos fazem mais maduros.
Precisamos entender que tudo na vida tem limite, senão vira uma palhaça, impor limites ao outros e a ti, limites de respeito, de consideração, de educação, de amor!
Entender por fim, que nada vem de graça, correr atrás dos nossos sonhos é bom, e não só bom, mas importante. Porque se a única coisa que você tem na vida é um motivo pra lutar, então você já tem muito.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Memória para tudo.



"Das brigas que ganhei
Nem um troféu, como lembrança, pra casa eu levei
Das brigas que perdi
Essas sim, eu nunca esqueci, eu nunca esqueci” ¹

O ser humano tem a mania de querer apagar as dores, apagar os erros que cometeu, as burrices que falou, as vergonhas que passou, como se pudesse apagar um pedaço da sua vida, como se a memória pudesse ser seletiva o tempo todo, e principalmente, nos momentos que não nos agradaram. Mas o que se esquece nessa tentativa é que a vida é feita tanto de erros como de acertos, e que tudo depende do ângulo que estamos olhando a cena.
Muitas vezes são os erros que nos constroem, nos tornam quem seremos lá na frente. Ensinam a não cairmos nas mesmas ciladas, a dar valor as coisas que antes não eram tão importantes assim; não que tenhamos que errar sempre para crescermos, porém quando o erro já esta feito então melhor do que se lamentar é procurar o lado bom que ele pode nos proporcionar. Ainda que pareça difícil ao nosso entendimento no momento, mas fazer de cada dorzinha, cada queda e dificuldade ocasionada por erro ser um degrau para nos fazer mais fortes e melhores.
São os erros que também nos fazem mais humanos , falhos, como qualquer outro, ninguém é super herói e nem vai conseguir acertar sempre, então os erros também nos fazem ser quem somos; não que somos feitos completamente de erros, mas se fossemos tão perfeitos a ponto de não errar nunca seríamos como deuses, e quem é deus e quer viver como mortal? Então a vida também é uma eterna batalha às vezes se perde, às vezes se ganha, mas quem ama a vida sabe tirar da perda uma vitória.
Que a gente não se esqueça das brigas que perdeu, seja em diversas situações ou mesmo aquelas que perdemos para nós mesmos, mas que lembrando delas possamos evoluir, aprender, crescer e no final rir sem medo, rir por ser livre e feliz de ter vivido o que viveu e de ser o que é!


¹ Perdendo dentes, John e Fernanda Takai

domingo, 19 de julho de 2009

Completo.

"É tão bom ter alguem por perto pra você se sentir completo." ¹

Quem não sonha, já sonhou ou ainda vai sonhar com um "amor pra vida inteira", aquela pessoa que parece ter saído dos seus sonhos, que te completa, que você sente vontade de casar e viver o resto dos seus anos ao lado dela.
Todo mundo tem o sonho do "felizes para sempre", de sentir que encontrou alguem que você não quer e nem precisa guardar segredos, que pode ser você por inteiro. É aquela pessoa que parece que te entende mais que você mesmo, que sabe o que você quer sem você ter dito nada.
O amor é algo que parece complicado, mas amar de verdade é simples, é só amar e deixar-se ser amado, é sentir e não reprimir. O complicado é o relacionamento do dia-a-dia, saber lidar com as imperfeições do outro, as manias, "defeitos". Amar, de repente, não seja um conto de fadas perfeito, mas o querer tão grande de fazer bem a quem esta ao seu lado, que os defeitos, as manias pessoais, tudo pode ser superado, pode-se conviver com isso e aprender a ser melhor pelo o que sente.
Amar é saber que ninguem é perfeito, porém todo mundo pode fazer o seu amor ser na medida, não é como um conto de fadas em todo o tempo, mas é o que se quer, o que se deseja, é o que precisa. Saber que a pessoa do seu lado é o que você precisa como um todo, com os defeitos, com as manias, as palavras e tudo! Porque o bom de estar apaixonado é querer gritar ao mundo, é querer sentir a pessoa perto, é chorar de saudade, sorrir com a chegada, sentir o coração apertado, querer fazer as pases com pressa, entre tantas outras maravilhosas sensações.
Acima de tudo a maior prova de amar é querer a felicidade do outro acima de tudo, é fazer o bem, o amor é o maior dos sentimentos, ele se resume em tudo e se aplica a tudo.
Então ame mais, sinta mais, não com pressa de quem não quer ficar sozinho, e sim com a paciência de quem não precisa apenas de compania, mas de alguem pra compartilhar a vida. O que é mais gostoso do que ouvir a voz de alguem perguntando "como foi o seu dia?", querendo dividir contigo um dia da vida dela, é raro, é bom e faz o dia terminar completo. Que assim todos os nossos dias sejam completos.


¹Ivete Sangalo, Completo.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Incertezas.

" [...]pois a menor incerteza, mesmo no assunto mais insignificante, é sempre penosa[...]" ¹

As dúvidas são ensurdecedoras, amargas, nos deixam como em um abismo.
Aquela incerteza se alguem nos corresponde sentimentalmente, que dá aquele frio na barriga e aquela ansiedade que não quer passar. O coração chega a bater forte, ás vezes nem sabemos o motivo, se é do amor que julgamos sentir ou do medo de perder a ilusão de ter a pessoa desejada.
A incerteza do que "fazer da vida" também corrói, quem não passou pela dúvida do vestibular? A decisão da mudança de um emprego? Se casa ou não? O rumo que vamos dar a nossa vida sempre vem cheio das incertezas, do que pode ou não dar certo, porém quem vai saber se não tentar?
As incertezas são penosas porque nos tiram muitas vezes o sono, na tentativa até mesmo de descobrirmos o motivo da resposta de "ciclano", da atitude de "fulano", mas como vamos saber do coração do outro se muitas vezes nem sabemos do nosso?
Passamos noites em claro querendo "calar" incertezas, sentindo a ansiedade, comendo, abrindo a geladeira mil vezes, trocando de canal sem parar, cada um com o seu jeito para parar de pensar ou achar a solução.
Eu penso que a melhor forma de "calar" incertezas é parar com a covardia, tomar uma atitude, ficamos olhando os nossos objetivos tanto tempo, por que não agir? Vamos então agir diante de alguma dúvida, pensar é bom, melhor mesmo é agir, é ir a luta com força, ser quem é, sem medo de desagradar alguem porque pior do que desagradar o outro é viver decepcionando a si mesmo.


¹ Kafta, Franz. O processo, Rio de Janeiro: Ediouro, 9ª edição.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Starting with the man in the mirror



"I'm gonna make a change, for once in my life

It's gonna feel real good,gonna make a diference
Gonna make it right...

As I, turn up the collar on my favorite winter coat
This wind is blowing my mind
I see the kids in the streets, with not enought to eat
Who am I to be blind? Pretending not to see their needs

A summer disregard, a broken bottle top and a one man soul
They follow each other on the wind ya' know
'Cause they got nowhere to go
That's why I want you to know

I'm starting with the man in the mirror
I'm asking him to change his ways
And no message could have been any clearer
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself, and then make a change

I've been a victim of a selfish kind of love
It's time that I realize
That there are some with no home, not a nickel to loan
Could it be really me, pretending that they're not alone [...]"¹

Tem gente que fala milhões de coisas sobre Michael Jackson, mas poucas pessoas fizeram/cantaram tantas músicas com letras que têm influência mundial para acordar as pessoas, conscientizar da importância que cada um de nós temos para mudar algo no planeta.
Essa música é uma das que eu mais gosto dele, isso mesmo, eu gosto de várias músicas do Michael Jackson, e não digo isso porque ele morreu, como muitos fizeram.
Continuando, gosto dessa música porque ela é "dura", "forte" e nos dá um grande "tapa na cara". As pessoas tem mania de reclamar do mundo, que esta um caos, que o jornais só falam de coisas ruins, que o ser humano anda mais ruim que nunca, que a miséria em alguns países é alarmante, entre diversas outras reclamações, alias podemos dizer que nem são reclamações, mas muitas vezes constatações. Porém é muito fácil ficar em casa no inverno debaixo da coberta, sentada no sofá, assistindo essas noticias na tv e achar horrível, falar muito e pronto, o dificil é pensar no que se pode fazer a respeito, para mudar algo, para ajudar em algo, mesmo no mínimo.
Tem pessoas que pensam que para ajudar temos que ter dinheiro demais, tempo demais, pelo contrário, doar sague não custa nada e é simples de ser feito, trabalhos voluntários em sua maioria não te pedem 24 horas por dia e muito menos muito dinheiro, o que as pessoas em dificuldades precisam mesmo é de menos preguiça da nossa parte e mais atitude. Eu mesma já fiz muitos trabalhos voluntários, o máximo que gastei, além do tempo de um dia na semana, e dar muito carinho quando eram em casas de abrigo infantil, foram doações de roupas ou comida, algo que qualquer pessoa pode ter em casa para doar.
Essas pessoas precisam é desse nosso confronto no espelho, pedindo para nós mesmos mudarmos nossos modos, pararmos de sermos tão egoístas e pensarmos no outro, pensarmos no mundo, podemos ajudar em mínimas atitudes até pelo aquecimento global.
É aquela velha frase que virou clichê no orkut " seja a mudança que você quer ver", é vamos pensar menos e agir mais. (:


¹ Siedah Garrett e Glen Ballard, Man in the mirror.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Paciência.


"Mesmo quando tudo pede

Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
A vida não pára...

Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora
Vou na valsa
A vida é tão rara...

Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência...

O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência...

Será que é tempo
Que lhe falta prá perceber?
Será que temos esse tempo
Prá perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara..."¹

Pensando sobre o texto de ontem, nessa vida tão rápida, acelerada, sem freios que nos leva sem ao menos nos sentimos direito, lembrei dessa música do Lenine, que sempre gostei muito, porém nem sempre pensei claramente sobre a letra.
Tudo o que a gente precisa às vezes é treinar nossa paciência, isso mesmo: treinar. Como quem treina um time de futebol a vencer, treinar a nós mesmos a esperar a bola certa pra fazer gol, fazer o passe na hora certa, trocar o jogador no momento certo.
Nos treinar a não ter raiva do carro da frente que é "lerdo" (afinal é um trânsito louco mesmo), não ficar doido com o chefe que só te pede para repetir o que já fez, a dar bom dia de verdade e não apenas por educação, a aturar o chato que vive atrás de ti (às vezes ele só precisa de alguem pra conversar), aprender a esperar as respostas sem ansiedade ( que por sinal faz mal), entre outras diversas coisas( cada um sabe do seu ponto fraco).
Ter paciência mesmo quando tudo pedir "corra", aprender a determinar o nosso tempo, a dominar nossa vida e aproveitar a vida que temos, por mais que o mundo parece um caos, existem coisas que devemos viver, então vamos viver o que existe pra viver, não como quem corre, mas como quem aproveita, quem tempo pra si e mesmo quando não tem pode fazer hora pra si mesmo.


¹ Lenine, Paciência.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Parar também é continuar.

"Ando em crise, numa boa, nada de grave. Mas, ando em crise com o tempo. Que estranho 'presente' é este que vivemos hoje, correndo sempre por nada, como se o tempo tivesse ficado mais rápido do que a vida, como se nossos músculos, ossos e sangue estivessem correndo atrás de um tempo mais rápido"¹



A corrida cotidiana nos amassa, nos leva, nos rouba, nos cega quando queríamos ver, ganhar, parar. A era da globalização parece fria, mas ainda esquenta muitos os corações, ou melhor, esquenta muitas avenidas, ruas, estradas, voos, porque não dizer cafés-da-manhã, almoços, jantares e sonos? Porque hoje o trabalho por conseguir mais e melhor são impulsores para toda a correria da vida.
A gente tem a idéia utópica, como Marx, que a tecnologia pode ajudar o homem a trabalhar menos, a ser mais livre, a ter mais tempo, porém acontece justamente ao contrário, a tecnologia tem é nos engolido vivos, pior ainda, vivos quase mortos. Mortos de cansados, de solitários(mesmo quando rodeados de pessoas), de irritados ( com o trânsito, com o ar, com o chefe), enfim vivos, mas como mortos por dentro.
Eu mesma pensando sobre essa corrida, essa distância e essa pressão, lembrei que já passei por essa situação muitas vezes. Passava dias inteiros conversando por email com algumas amigas da faculdade, falando sobre nossas vidas no geral, então quando lembrei pensei: " Por que não nos falamos pessoalmente a noite?", poderíamos sim na hora do intervalo conversar sentadas, olhando nos olhos, tomando um suco, mas não! Preferimos a distância do email, para chegar a noite e apenas nos abraçarmos, entrarmos na aula e pronto, como se o abraço fosse nos aproximar de novo, nos tornar mais reais e menos virtuais.
Percebi hoje que a vida corrida nos afasta, nos sufoca, nos torna menos porque fazemos demais.
Então desejo pra mim e pra você mais humanidade, mais tempo pra si, mais olhar nos olhos, mais conversar pessoalmente, mais viagens a passeio, mais férias, mais 8 horas de sono, mais beijos demorados, mais fazer o que se gosta, mais tempo pros amigos e familia, mais do novo e menos do mesmo.



¹ Arnaldo Jabor. Amor é prosa sexo é poesia, Rio de Janeiro: Objetiva, 2004


obs.: o texto de ontem é de Rubem Alves, Os três reis.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ser feliz como criança.

"Perceberam, então, que haviam se enganado: não era a estrela que iluminava a cena. Era o bebezinho que iluminava a estrela. E olhando bem para ela puderam ver, refletindo como num espelho, o rosto da criancinha. Ai entenderam, deixaram de ser reis e se transformaram em sábios: 'O universo é um berço onde uma criança dorme!'. Notaram que uma coisa estranha acontecia quando olhavam para o bebezinho: eles perdiam sua compostura real e eram dominados por uma vontade incontrolável de rir. Quando riam, ficavam leves e flutuantes. Era assim: quem visse o menino se transformava em anjo [...]. Os reis, em meio aos risos e voos, entreolharam-se e disseram: 'Nossa busca chegou ao fim. Encontramos a alegria. Para se ter alegria é preciso voltar a ser criança [...]'. Tomaram suas coroas, capas de veludo, dinheiro, ouro, joias- pesadas coisas de adulto- e as depuseram no chão, ao lado das vacas e dos burros [...] partiram leves, ora andando, ora pulando, ora voando, mas sempre rindo." ¹



Li esse texto hoje e fiquei pensando na grande busca humana, a finalidade da vida humana, ou mesmo que não seja finalidade, que seja dita como uma: a felicidade, alegria!
As pessoas passam a vida inteira buscando algo, seja um trabalho melhor, uma familia unida, um diploma bom, uma viagem internacional,um amor pra vida inteira, até uma roupa de marca, enfim, inúmeras coisas que simplesmente as pessoas denominam como sonho, e esse sonho quando realizado gera um enorme sorriso no rosto, o qual é a expressão da alegria alcançada. Porém muitas vezes o sorriso acaba com o primeiro grito do chefe, ou a primeira briga dos filhos, a monografia que não deu certo, a volta pra casa, etc; será que essa alegria momentânea é a felicidade que buscamos sempre?
Ouvimos pessoas dizerem "Se eu tivesse isso seria feliz", "Se meu corpo fosse assim seria feliz", será que a felicidade esta simplesmente contida no que temos ou na aparência? Será que ser feliz é viver eternamente buscando a realização de um sonho novo?
Esse texto hoje me fez pensar, que olhamos a cena e às vezes a resposta esta em nossa frente e não percebemos. Os reis perceberam algo mágico: ser feliz é ver a estrela que brilha como num espelho dentro de nós, e melhor, essa estrela nos torna como crianças livres.
Ser criança é não ter a preocupação com o amanhã distante, é viver o agora sem medo, é saber que tem um pai que cuida de você, que te olha e te guarda. Que o futuro é certo para quem com o coração de criança larga as coisas pesadas e sem importância da vida para dar lugar a liberdade de ser feliz por ser, ser feliz de ser como é!
Desejei hoje que as pessoas todas pudessem se reprimir menos, rir mais sem motivo, ser anjo que voa longe, dançar sem preconceito, abraçar sem medo, amar sem limites, ajudar sem olhar a quem, não ter medo de chuva, nem vergonha de usar saia no verão, não segurar o choro quando se emociona, enfim ser como uma criança, encontrar a alegria que nunca acaba e que preenche qualquer vazio.